dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Milho    
Produtores de SC ganham cultivar resistente a pragas
Precoce e de coloração vermelha, variedade pode render cerca de nove toneladas por hectare
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
31/05/2010

Selecionada para as condições ambientais de Santa Catarina, uma nova cultivar de milho deverá ser recomendada, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), já na próxima safra. Precoce e de coloração vermelha, o grão duro em espigas bem protegidas pela palha, é mais resistente ao ataque de pragas. Voltada para a milhocultura de base, a variedade pode render cerca de nove toneladas por hectare. Se bem conduzido, o mesmo material pode ser utilizado por até quatro anos consecutivos na produção de sementes dentro da propriedade.

A primeira fase de adaptação de uma composição de materiais de várias origens, vinda do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo, no México, foi conduzida por oito anos consecutivos. Terminada as fases de intercruzamentos e campos de avaliação de desempenho, começou a multiplicação de semente. Líder do programa de melhoramento de milho da Epagri, Estanislao Dias Dávalos, afirma que experimentos conduzidos nas mais diversas regiões catarinenses credenciam o cultivo do SCS 156 Colorado em todo o Estado.

— Foram feitos testes em diferentes locais, desde o nível do mar até cerca de 1200 metros. O nosso trabalho consiste em encontrar alternativas para os pequenos produtores produzirem sua própria semente. Esse tipo de material, devido à variabilidade genética muito ampla, em determinadas situações pode ser mais resistente ao alumínio tóxico, muito presente no solo regional, a acidez de solo, deficiência hídrica e aos baixos níveis de fertilidade de solo —  revela.

Além de reduzir os custos de produção, o novo milho apresenta um tipo de espigas bastante diferenciado. O sabugo mais fino exige menos energia para o próprio desenvolvimento, fortalecendo a formação do grão. Em princípio, apenas uma pequena quantidade do material chegará aos agricultores. A distribuição em massa está prevista para o próximo ano.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada